Pense como um estatístico - sem a matemática


Nem todas as pessoas tem a inclinação para a área das exatas. No entanto, dentro ou fora do meio acadêmico, é necessário exercitar os "músculos" do pensamento crítico ao avaliar dados - e quando me refiro a dados, falo de qualquer tipo de informação utilizada para tomar decisões, na ciência ou na vida cotidiana. Usando como base as práticas aprendidas no estudo da estatística, seguem sugestões para como pensar como um profissional da área, que vão muito além dos números.




Atenção aos detalhes

Estamos treinados para avaliar padrões a fim de tomar decisões. No entanto, os dados discrepantes, inconsistentes e faltantes são tão ou mais informativos que os demais, não sendo apropriado ignorá-los.


Analise a imagem geral

Fazendo uma ressalva ao que foi dito acima, não se perca tanto em detalhes a ponto de esquecer a imagem geral. No fim das contas, o comportamento geral dos dados é a base das conclusões de qualquer estudo.


Sem pré-conceitos

Embora você possa ter uma intuição dos resultados e um objetivo ao avaliar dados, o ideal é ser o mais objetivo possível sem deixar idéias pré-concebidas influenciar sua decisão.


Olhe além dos dados

O contexto é importantíssimo e muitas vezes ignorado ao analisar estatísticas. É importante não ter medo de utilizá-lo para esclarecer resultados não tão explícitos com a análise pura dos números.


Pergunte o porquê

A curiosidade é a base da evolução do conhecimento. Ao identificar qualquer padrão ou quebra de padrão, pergunte-se porque ela acontece. Pense se faz sentido ou se não faz. Se não fizer, investigue mais a fundo, para ter confiança nas suas conclusões.


Mais importante que tamanhos amostrais e testes de hipótese, o pensamento analítico exercitado através das sugestões acima levam o indivíduo a tomadas de decisão mais corretas e bem embasadas.


(texto baseado na publicação flowingdata.com/2010/03/04/think-like-a-statistician-without-the-math/)

Posts Recentes
Arquivo
Tags
Siga
  • Facebook Basic Square

algarismosolucoes

(11) 99828.5593